Aprenda como fazer um baldrame ou sapata corrida

Primeiramente, o que é Baldrame?


O baldrame é o tipo mais comum de fundação. Constitui-se de uma viga, que pode ser de alvenaria, de concreto simples ou armado construída diretamente no solo, dentro de uma pequena vala. É mais empregada em casos de cargas leves como residência construídas sobre solo firme. É a base que sustenta a casa, dá solidez e transmite para o terreno toda carga (pêso) da casa (paredes, lajes, telhados,etc.). Um baldrame bem feito evita o surgimento de trincas nas paredes, evita o surgimento de umidade na parte de baixo das paredes.

 

Como montar e fazer um Baldrame?

 

Mais abaixo estarei explicando o passo-a-passo da construção de um baldrame, mas no geral se faz da seguinte forma:

Com o terreno nivelado e limpo, pode-se montar as fôrmas no gabarito das paredes. Instalam-se as ferragens e inicia-se a concretagem. As barras que se projetam para fora do concreto, no sentido vertical, podem ser usadas para ancorar os painéis da laje.
Depois que o concreto curar, pode desenformar a sapata e começar a montar a laje.

 

Passo-a-passo da construção de um Baldrame

 

1- Construída sobre uma camada de concreto magro, a sapata corrida com blocos de concreto tem dimensões que dependem do porte da obra. Primeiro passo para sua execução é abrir uma vala de 20 cm de largura além da espessura das paredes que serão construídas. A largura total da vala não deve ser inferior a 40 cm, nem deve ultrapassar um metro.

2- Se o terreno for inclinado, a vala deverá ser cortada em degraus, considerando uma linha imaginária de 10% de inclinação.

3- Depois, é preciso amassar o fundo da vala, para que sua superfície fique compactada e uniformizada. Em seguida, piquetes são cravados ao longo de sua extensão – eles servirão de referência para que o lastro de concreto fique nivelado e uniforme.