O cimento queimado está cada vez mais em alta, juntando o rústico e o sofisticado na decoração. Outra tendência é o cimento queimado colorido, capaz de deixar o visual da sua casa ainda mais diferenciado.
O que é o cimento queimado?
Embora receba o nome cimento “queimado”, esse tipo de revestimento não usa nenhuma espécie de fogo no seu preparo. Ao contrário, é feito com uma argamassa de cimento, água e areia, e é produzido diretamente no local, pode também receber outros tipos de aditivos, evitando rachaduras e trincas.
No caso do cimento queimado colorido é adicionado um pigmento próprio para cimento, um produto com um preço bastante acessível que está disponível no mercado em 6 cores: vermelho, amarelo, azul, verde, marrom e preto. É possível combinar essas cores e criar novas tonalidades. Mas, antes de fazer a aplicação, é importante observar se o pigmento a ser utilizado é resistente à ação de raios UVA e UVB para que o piso não sofra descoloramento.
Como fazer o piso de cimento queimado?
Para fazer o piso cimento queimado colorido é preciso seguir os mesmos passos básicos do cimento queimado tradicional, que são:
- Limpar o contrapiso de possíveis resíduos;
- Fazer o nivelamento do contra piso;
- Usar uma tela para garantir o reforço estrutural, evitando que o cimento fique solto sobre o contra piso;
- Molhar o contra piso para aumentar a capacidade de aderência;
- Aplicar resina sintética de alto desempenho para melhorar a resistência, a aderência, a impermeabilidade e a elasticidade com o contra piso molhado e usando uma broxa;
- Distribuir o cimento Portland comum sobre o piso preparado;
- Usar uma vassoura para distribuir e misturar a água, a resina e o cimento;
- Verificar novamente o nível;
- Aplicar a massa com uma pá sobre o contra piso;
- Espalhar a massa com a colher de pedreiro de forma homogênea;
- Usar a desempenadeira para pressionar a superfície;
- Usar o sarrafo para regularizar a área;
- Usar a desempenadeira de plástico para dar um acabamento inicial à superfície;
- Quando a superfície estiver homogeneizada e seca, aplicar pó de cimento fino e peneirado;
- Deixar a superfície descansar;
- Umedecer a superfície com a brocha;
- Usar a desempenadeira metálica para puxar a superfície (nunca esfregá-la);
- Estourar as bolhas com a desempenadeira;
- Esperar o processo de cura e o endurecimento final.
Como aplicar cor ao cimento queimado?
O pigmento deverá ser misturado ao pó do cimento antes da sua distribuição na superfície, de acordo com as recomendações do fabricante. Para dar brilho ao cimento queimado colorido é preciso aplicar resina acrílica à base solvente, porém fique atento ao local de aplicação, pois a resina pode deixar o piso escorregadio.
Não se esqueça de também de aplicar as juntas de dilatação a cada mais ou menos 1 metro, sendo preferível os modelos de plástico ou de metal.
Outro ponto importante é selar o cimento queimado, já que ele é muito poroso e poderá absorver muita água, gordura e outros itens capazes de infiltrar no piso e soltar do contra piso.
Onde usar o cimento queimado colorido?
O cimento queimado colorido pode ser usado em vários ambientes tanto internos como externos. O único cuidado é em relação às áreas úmidas, já que, dependendo do tipo de resina usada, o cimento queimado poderá ficar escorregadio.
Se você deseja dar um ar ainda mais moderno e sofisticado à sua casa, poderão combinar com o cimento queimado colorido, as cerâmicas, pastilhas, ladrilhos hidráulicos ou seixos, além de faixas de madeira. Esse último material ainda é interessante porque impede que o cimento crie fissuras, funcionando como uma junta de dilatação.
Além de moderno, o cimento queimado colorido é fácil de limpar e tem grande durabilidade, assim como o cimento queimado tradicional, podendo ser usado em áreas de tráfego intenso. Nesse caso, aconselha-se aplicar um endurecedor de superfície após a execução do piso.
Quais os principais problemas do cimento queimado colorido?
O cimento queimado, tanto o normal como o colorido, podem sofrer com algumas pequenas trincas, algo que é natural e até faz parte do seu “charme”, independentemente do quão bem feito ele seja.
Mas é preciso saber diferenciar as trincas das rachaduras, já que essa última pode ser um indicativo de problemas. As trincas comuns do cimento queimado são finas e espalhadas de modo uniforme por todo opiso. Já as rachaduras acontecem quando a cura do concreto é feita de forma muito rápida.
Para evitar que isso aconteça, existem duas saídas: deixar o ar mais úmido dentro da casa no período de cura, fechando as janelas e usando um umidificador de ar, ou aplicar resina com base acrílica por cima da massa ainda úmida, retardando o período de pega do cimento.
Além do cimento queimado cuja mistura é feita na própria obra, outra opção para ter um piso de cimento queimado colorido é investir nos preparados específicos oferecidos por algumas empresas, que já vêm com cores próprias e que também necessitam de mão de obra especializada na hora da aplicação. Nesses casos, são usados cimentos poliméricos nas massas – um aditivo capaz de dar mais elasticidade e aderência ao cimentado. Você ainda pode encontrar opções com fibras sintéticas e pó de Limestone (uma pedra mais fina que o mármore).
E, então, gostou de saber como é feito o cimento queimado colorido e o tradicional? Pensa em colocá-lo na sua casa? Aproveite e compartilhe este conteúdo com os seus amigos nas suas redes sociais!