Pintura na construção civil

Pintura na construção civil

Na construção civil a pintura representa uma operação de grande importância, uma vez que as áreas pintadas são, normalmente, muito extensas.  A tinta pode oferecer melhor o resultado final de um sistema de pintura o produto age direto com o adequado preparo da superfície:

A superfície deverá estar firme, limpa, seca, isenta de poeira, gordura, sabão, mofo, etc.;

Imperfeições profundas das paredes devem ser corrigidas com massa acrílica em superfícies externas ou internas ou com massa PVA em superfícies internas;

No caso de repetir pintura sobre superfícies brilhantes, o brilho deve ser eliminado com uma lixa fina.

Manchas de gordura ou graxa devem ser eliminadas com água e detergentes

Além desses cuidados, outras considerações devem ser levadas em conta em relação à superfície que será pintada.

Concreto e reboco – aguardar pelo menos 30 dias para cura total. Sobre rebocos fracos, deve-se aplicar o fundo preparador de paredes para aumentar a coesão das partículas da superfície, evitando problemas de má aderência e descascamento. , deverá ser aplicado um selador acrílico pigmentado para uniformizar a absorção.

Cimento amianto – é uma superfície altamente alcalina, sendo indicada a aplicação de um fundo resistente à alcalinidade para selar a superfície.

Pisos – só podem ser pintados os tipos porosos, pois pisos vitrificados (concreto liso, ladrilhos, etc.) não proporcionam boa aderência. O piso deverá estar limpo e seco, isento de impregnações (óleo, graxa, cera, etc.). Pisos de concreto liso (cimento queimado) devem ser submetidos a um tratamento prévio com solução de ácido muriático e água. Após esse tratamento, o piso deve ser enxaguado, seco e então pintado. O tratamento com ácido muriático é ineficaz sobre pisos de ladrilhos vitrificados.

Alumínio – é um metal facilmente atacado por ácidos ou álcalis, e sua preparação deve constar de uma limpeza com solventes para eliminar óleo, gordura, graxas, ou outros contaminantes. Aplicar inicialmente um primer de ancoragem para garantir uma perfeita aderência do sistema de pintura.